Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR.
Salmos 122:1

segunda-feira, 10 de março de 2014

VOCÊ É REALMENTE SALVO???




Sabe, “há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. “Bem, eu sinto do fundo do meu coração que sou salvo.” Então, deixe-me fazer outra pergunta. Você alguma vez já leu que “enganoso é o coração, quem o conhecerá?”
Você não deveria ir ao testemunho das Escrituras?
“Bem, eu sei que sou salvo, pois minha mãe, meu pai, meu pastor, todos disseram que sou salvo?”
Então, eu te digo; O que a Palavra de Deus te diz? Nós falamos tanto sobre ser cristãos radicais. Cristãos radicais não são pessoas que pulam em shows, cristãos radicais não são pessoas que usam camisa gospel.
Cristãos radicais são aqueles que carregam os frutos do Espírito Santo, cristãos radicais são aqueles que respeitam e honram seus pais, mesmo quando sentem que seus pais estão errados, cristãos radicais são aqueles que não – agora escutem, isso vai deixá-los irados, e eu estou falando com garotos e garotas –, cristãos radicais são aqueles que NÃO se vestem sensualmente, para mostrar seus corpos. Se sua vestimenta é um chamariz para o seu rosto, Deus se agrada da sua vestimenta. Se sua vestimenta é um chamariz para o seu corpo, isso é sensual, e Deus odeia o que você está fazendo.
Todo mundo gosta de falar sobre um profeta, mas ninguém quer escutá-lo, e eu estou falando sobre cristianismo. Eu passei minha vida em selvas, eu passei minha vida congelando nos Andes, eu vi pessoas morrerem.
Um garotinho, Andrew Myman, os muçulmanos atiraram cinco vezes no seu estômago e o deixaram morrer na calçada, simplesmente porque ele exclamava: “Eu estou com tanto medo, mas eu não posso negar a Jesus Cristo. Por favor, não me matem, mas eu não o negarei”. E ele morreu numa poça de sangue. E vocês falam sobre ser cristãos radicais, porque vocês usam camisas gospel e vão a um congresso?
Eu estou falando sobre santidade, eu estou falando sobre ser cheio de Deus. Você sabe o que seria um mover de Deus neste lugar? Se todos vocês caíssem sob convicção de pecado, se eu mesmo caísse sob convicção pelo Espírito Santo, e nos prostrássemos e chorássemos, pois assistimos coisas que Deus odeia, pois usamos coisas que Deus odeia, pois nós agimos como o mundo, parecemos com o mundo, cheiramos como o mundo, fazemos as mesmas coisas que o mundo e não sabemos que fazemos essas coisas, porque não conhecemos a Palavra de Deus.
Por que, mesmo que falemos como uma denominação que a Escritura é a infalível Palavra de Deus, só o que ganhamos, basicamente, é um monte de ilustrações, histórias e novelinhas?
Oh! Que Deus brilhe neste lugar. Que viremos nossas costas para o pecado, que renunciemos às coisas que desagradam a Deus, e então, que corramos para ele e alegremo-nos nele e o amemos.
Agora quero conversar com vocês que professam ser cristãos. Sua vida honra a Jesus Cristo? Você está olhando em sua palavra para descobrir como deve viver? Eu oro de todo coração, a única coisa que irá salvar a igreja na América, ou melhor, só há duas possibilidades: Uma é uma reforma total em nossas pregações e de nosso estudo da Palavra de Deus, e a outra é uma perseguição feroz e horripilante. Essas são as únicas coisas que vão salvar a igreja na América. Oh, eu oro para que vocês retornem à Palavra. Eu oro, ouçam-me, jovens, vocês precisam dizer:
- “Ok, como eu devo proceder perante meus pais?”
-Vá à Palavra, descubra, obedeça.
– “Como devo me vestir?”
– Vá à Palavra, descubra, obedeça.
– “Como devo falar? O que devo escutar?”
Ponha cada pensamento, palavra e ato em sujeição a Jesus Cristo. Eu não vou pedir para que você levante, porque eu estou tão cansado de pessoas virem à frente e assumirem compromissos, e esses compromissos durarem apenas dois minutos. Eu não estou aqui para poder escrever na minha revista que zilhões de vocês vieram à frente. Eu quero que você vá para casa e viva para Jesus Cristo com todo o seu coração.
Eu não desejo a vocês o mesmo que seus pais. Eles querem segurança e boas casas para vocês. Eles querem que vocês tenham carros e respeito. Eu quero para vocês as mesmas coisas que quero para o meu filho, que um dia ele pegue uma bandeira, a bandeira de Jesus Cristo e a coloque num monte onde ninguém esteve antes, e que ele clame: “Jesus Cristo é Senhor”, mesmo que isto custe a sua vida.
Se quando ele tiver 18 anos, me disse as mesmas coisas que eu disse quando era jovem: “Eu vou para os montes, eu vou para a selva!”, e as pessoas disserem: “Você não pode ir, você está maluco! É uma guerra lá, você vai morrer”. “Eu vou”.
Quando aquele rapaz colocar sua mochila nas costas, eu vou orar por ele e dizer: “Vá. Vá. Deus seja contigo, e se você morrer, meu filho, eu te vejo do outro lado e honrarei sua morte”.

Texto transcrito da “Pregação Chocante”
Fonte: http://UmSoCorpo.com.br

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

AS 12 RAZÕES PARA ELIMINAR O ENTRETENIMENTO EM SUA IGREJA!


Por Alan Capriles

 













       Sei que o entretenimento está tão enraizado na cultura evangélica, que parecerá um absurdo a tese que defendo. Mas, além de não estar sozinho na luta contra o "culto show", estou ainda muito bem acompanhado, por pastores renomados, como Charles Haddon Spurgeon, que no século XIX já havia escrito sobre este perigo, alertando que o fermento diabólico do entretenimento acabaria levedando toda a massa em curto espaço de tempo. E é neste estado de lastimável fermentação que se encontra a massa evangélica atual.

      Hoje em dia é quase impossível que uma igreja não tenha conjuntos musicais, ou corais, ou grupos de coreografia, ou cantores para se apresentar durante o culto e nos eventos por ela realizados. Na maioria das igrejas o período de culto é tomado deste tipo de apresentações, com a desculpa de que "é pra Jesus". Mas, quando analisamos racionalmente, e a luz das Escrituras, a verdade é que tais apresentações não passam de entretenimento, com verniz de santidade e capa de religiosidade.

      Que ninguém fique ofendido. Eu mesmo gostaria que alguém houvesse me alertado disso na época em que eu, cegamente, gastava horas com ensaios de conjuntos e de peças teatrais. E eu me convencia de que isto era a obra de Deus.

Mas, no fundo de meu coração, eu sabia que havia algo de errado, que não era nisto que Jesus esperava que seus discípulos se focassem, ou se esforçassem. Como ninguém me despertou, busquei a Deus em oração e o próprio Espírito Santo, por meio das Escrituras, convenceu-me do meu erro.

     Desde então, tenho meditado tão seriamente a respeito disto, que encontrei mais de dez razões para eliminar por completo o entretenimento dos cultos na igreja que pastoreio. E já o fizemos! Substituimos o tempo que antes gastávamos com ensaios entre quatro paredes, pelo evangelismo bíblico na comunidade e pela oração nos lares. E, quanto às apresentações nos cultos... sinceramente, não estão fazendo a menor falta.

Mas, vejamos porque o entretenimento deve ser eliminado dos cultos que realizamos ao Senhor:
1 - O Senhor nunca ordenou entreter as pessoas
Esta já seria uma razão suficiente, que dispensaria os demais argumentos. O problema é que raramente se encontra hoje uma igreja que queira ser bíblica, composta por membros que só desejem cumprir a vontade de Deus, expressa em sua Palavra. Assim sendo, talvez seja necessário ainda os argumentos a seguir.
2 - Entretenimento não atrai ovelhas
Chamemos de ovelhas aqueles que realmente amam a Jesus, que reconhecem a voz do Senhor e o seguem (Jo 10:27). No entanto, a divulgação de apresentações na igreja dificilmente atrairá pessoas interessadas em Deus. Certamente será um atrativo para as que gostam de uma distração gratuita. Mas, podemos chamar a estas pessoas de ovelhas, ou não há uma grande chance de serem bodes? (Mt 25:32-33)
3 - Entretenimento afasta as ovelhas
As verdadeiras ovelhas não se satisfazem com apresentações durante o culto. Elas querem oração e palavra, edificação e unção. Uma ovelha de Cristo não procura emoções, mas a Verdade, para que se mantenha firme no caminho da vida eterna (Jo 6:67). Quanto mais o pastor encher o culto com apresentações, mais rápido as ovelhas sairão em busca de uma verdadeira igreja, que priorize a oração e a palavra de Deus. Aos poucos, a "igreja-teatro" deixará de ter ovelhas para estar ainda mais cheia, porém de bodes, que gostam de uma boa distração. E, infelizmente, o que muitos pastores buscam hoje é quantidade, o crescimento a qualquer custo. E, com este fermento, a massa realmente cresce...
4 - Entretenimento reduz o tempo de oração e palavra
O tempo de culto já é muito limitado, chegando a no máximo duas horas. Quando se dá oportunidade para apresentações, o tempo que deveria ser usado para se fazer orações e se pregar a palavra de Deus torna-se curtíssimo. Em algumas igrejas não chega nem a trinta minutos! Como desenvover uma mensagem expositiva em tão curto espaço de tempo?
5 - Entretenimento confunde os visitantes
Os visitantes concluem que a igreja existe em função disto: conjuntos, corais, coreografias, peças teatrais, ou qualquer outro tipo de apresentação que torne o culto um show. E eles passam a frequentar os cultos com esta expectativa, esperando pelo próximo espetáculo.
6 - Entretenimento ilude os membros
O membro pensam que está servindo a Deus com suas apresentações. Desta forma, sua consciência fica cauterizada para atender aos chamados para a escola bíblica, para o evangelismo e para socorrer os carentes. Afinal de contas, ele pensa que seu chamado é para as artes, e não para serviços que não lhe colocam debaixo dos holofotes (que, aliás, são muito comuns nas igrejas hoje em dia).
7 - Entretenimento é um desgaste desnecessário
Quanto esforço é despendido para que tudo saia perfeito! Uma energia que é gasta naquilo que o Senhor nunca mandou fazer! Será que ainda sobram forças para se fazer o que realmente o Senhor manda? (Lc 6:46)
8 - Entretenimento coloca os carnais em destaque
Pessoas que raramente aparecem nos cultos de oração e estudo bíblico, e que nunca comparecem ao evangelismo, geralmente são as mesmas que gostam de aparecer cantando, dançando ou representando nos cultos mais cheios. A questão é: Por que dar destaque justamente para estes membros carnais?
9 - Entretenimento promove disputas
Disputas entre membros, entre conjuntos e até entre igrejas. Quem canta melhor? Quem dança melhor? Que conjunto tem o uniforme mais bonito? Quem recebeu mais oportunidade? Quanta medíocre carnalidade... (1 Co 3:3; Tg 4:1)
10 - Entretenimento alimenta o ego
O entretenimento não gera fé, mas fortalece o ego dos que amam os aplausos e elogios. Apesar de sua roupagem "gospel", o fermento dos fariseus continua tão venenoso quanto nos dias de Jesus (Mt 23:5-6; Lc 12:1)
11 - Entretenimento é um desperdício de tempo
Se o mesmo tempo que as igrejas gastam com ensaios e apresentações fosse utilizado com oração e evangelismo, este mundo já teria sido alcançado para o Senhor! (Ef 5:15-17)
12 - Entretenimento não é fazer a obra de Deus

A desculpa para o entretenimento é que este seria uma forma de atrair as pessoas. Mas a questão novamente é: que tipo de pessoas? Se entretenimento fosse uma boa alternativa, não teria a igreja apostólica usado de entretenimento para atrair as multidões? No entanto, ela simplesmente pregava o evangelho, porque sabia que nele há poder. O evangelho "é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" (Rm 1:16). Mas o entretenimento... O entretenimento é a artimanha do homem para a perdição de todo aquele que duvida.

Quero concluir com uma palavra aos pastores. De pastor, para pastor. Amado colega de ministério, não duvide do poder do evangelho para atrair e converter as pessoas. Não queira encher sua igreja com atividades vazias e atraentes ao mundo, mas que não tem o poder do Espírito Santo para converter vidas. Tenha coragem e limpe sua congregação desta imundície egocêntrica. Talvez com isto você perderá alguns membros, mas não perderá ovelhas, somente bodes. Tenha fé em Deus e confie no modelo bíblico para encher a igreja, que é a oração, o bom testemunho e a pregação ousada do genuíno evangelho de Cristo. 
Fonte: http://solascriptura-t.org/LiturgiaMusicaLouvorCulto/12RazoesEliminarEntretenimentoIgreja-ACapriles.htm

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Cada dia mais evangélica, cada dia menos reformada. A igreja em retrocesso.

    É algo natural em nossa época ao falarmos de idolatria, vermos pessoas se vangloriando de abandonar o catolicismo para se tornar um evangélico. Não há imagens, crucifixos, velas etc. Não frequento mais missa, “conheço muitos louvores tremendos” e tenho um ministério poderoso de cura para as nações; idolatria, nunca mais, diz o neófito com alguns anos de “fé”!
 
Em meio a tantos encontros de três dias, tantas unções e “palavras proféticas”, o indivíduo se enche de uma certeza inabalável que conhece o Senhor mais do que aquele cristão “frio” que apenas fala da bíblia, intransigente e criterioso.
 
Nesse homem não se vê pulos, não há risos com uma pregação cheia de piadas, ele não entra na onda do cair no espírito (não acha razões bíblicas suficientemente fortes para isso), as músicas evangélicas populares, explodindo nas paradas do sucesso, são para ele, aguadas de fraco conteúdo bíblico e doutrina fiel. É difícil encontrar alguns desses andando por aí.
Eles não se encontram nas marchas para Jesus, emporcalhando a cidade e tornando o trânsito um inferno, muito menos, nós o veremos dando ibope as redes de televisão aberta, pois ninguém gosta de sua mensagem, ele é intragável!
 
Por que isso acontece? Simples, a cultura da grande parte de crentes formados em solo brasileiro é idolátrica até a alma!
 
Até pouco tempo, o cristão era visto como alguém que não era aplaudido pela mídia, recebia preconceitos por cada pronunciamento seu ser acompanhado por dois ou três versículos, era um corpo estranho na sociedade, o inferno e a ira era a pregação impopular que ameaçava ao ímpio endurecido.
As músicas falavam sobre a espada da lei, logo, não podiam ganhar o Grammy Latino. Encharcadas de bíblia, as almas cantavam grandioso és tu, pois, meditavam nessa verdade de Gênesis a Apocalipse.
 
Nesse tempo os pastores não trocavam de carro todo ano à custa dos fiéis, mas a bíblia era ensinada completamente, ele lutava consigo mesmo durante dias estudando e orando ao Senhor por apenas um sermão. Doutrinas eram expostas, e, o coração da ovelha caída era enternecido pelas palavras de vida eterna, pela visitação pastoral e pela oração sobrecarregada de seus irmãos.
 
A justificação pela fé e a salvação pela graça eram temas conhecidos e decorados pelas crianças, assim podiam cantar capítulos inteiros da bíblia até a sua mocidade.
 
“A prática dos cristãos modernos e populares é exatamente oposta, ideológica e moralmente, dessa antiga geração de cristãos fiéis.”
involucao gospel
 
Negligenciam descaradamente a palavra de Deus em nome de um “tanto faz”, deixa assim mesmo ou “quem somos nós para julgarmos?”.
 
Uma geração de crentes com anos de igreja sem ter lido a bíblia toda. O culto familiar foi abandonado, e, as crianças se tornaram em depósitos de ensinamentos e cânticos mais fracos do que a pregação-teatro-jogral-ministração-unções que é feita no templo domingo após domingo, campanha após campanha.
 
O teatro usurpou a pregação e fez que a mensagem fosse mais “relevante” aos bodes, ainda que se abrisse um pouco a bíblia para falar algo, isso seria apenas para desencargo de consciência, mas não alimentava o suficiente.
 
Embora muitos desconfiem que existam práticas estranhas e místicas, a ditadura do líder fundador, faz a mente preguiçosa do crente alienado, relaxada e apta a não usar o discernimento bíblico. A verdade é que tudo está estampado diante do mais simples crente, mas, as escamas da alienação, não permitem que a luz brilhe.
 
Algum cantor (a) famoso se “converte”, rapidamente grava mais um CD e dá uma guinada em sua vida pública que antes estava esquecida, e, com seu testemunho, arrecada milhares de reais gastos em hotéis e cruzeiros de luxo, fazendo assim a “obra” de Deus.
 
Se isso não é idolatria e paganismo camuflado de piedade, então, o evangelho puro e simples de Cristo, pregado e vivido pela igreja primitiva, é falso. Mas o só pensar nisso é blasfêmia!
 
Viver segundo o que o “apóstolo” diz e não julgá-lo pela bíblia, andar amarrando tudo que é demônio inventado por aí, sem parar para examinar nas escrituras profundamente, cada uma dessas coisas, é desprezar a Palavra da maneira mais vil e religiosa possível, pensando que está fazendo o bem.
 
Fazer o que se pensa que é certo, utilizando a si mesmo como o padrão, e não a bíblia, através do estudo diligente desta, é profanação da pior espécie.

O DECLÍNIO MÚSICAL DA IGREJA

O DECLÍNIO MÚSICAL DA IGREJA
Na Revista “Carta Capital” de 6 de fevereiro de 2013, a reportagem de capa trata do vazio da cultura ou a imbecialização do Brasil. Apesar de forte a expressão usada nesta edição, ainda sim, fala a mais pura verdade que dá um diagnóstico óbvio do nível cultural e intelectual da nossa sociedade. Já se passaram quase 70 anos e não há mais escritores, artistas e pensadores que influenciaram gerações e definiram o pensamento e a cultura da sociedade brasileira.
Bom, o que dizer da própria igreja evangélica brasileira que está inserida neste processo? O culto geralmente acaba sendo a vitrine de como se encontra a igreja espiritualmente e por implicação, culturalmente. Até porque, o culto reflete a teologia (o que se crê), a conduta (a vida moral) e a dinâmica (a estrutura e governo eclesiástico). Neste sentido, a doutrina, a moral e o governo são áreas refletidas na forma mais pública e notória que é a adoração do povo de Deus à sociedade de modo geral.
No que diz respeito a música considerada cristã no mercado evangélico brasileiro o que podemos dizer? Pelo menos para mim vai de mal pior. Estamos perdidos se dependermos exclusivamente dos atuais artistas da música gospel. Este segmento está no estágio de putrefação tão avançado que sem medo de errar a grande maioria destas músicas são consideradas inapropriadas e nocivas não apenas aos evangélicos, mas a qualquer pessoa exposta a estas porções venenosas. O interessante é que todos sentem o forte odor destas cloacas, mas parece que quanto mais fede mais eles gostam (uma obvia constatação da depravação total do homem em Romanos 1: 21-32). 

 Do que é possível detectar trata-se inicialmente de uma pandemia da estupidez e de ignorância tanto de conteúdo bíblico como de conhecimento geral, ou seja, o problema é de ordem espiritual e intelectual. O que pode ser mais interessante neste processo “evolutivo” é o fato de praticamente todos os segmentos do cristianismo terem sido contaminados inclusive os católicos romanos. Mas, se tratando dos evangélicos, a fonte de toda está coacla não só no Brasil, mas em todo o ocidente tem sido predominantemente entre os que alguns séculos atrás foram chamados de protestantes.
Toda ignorância na igreja começa com desvios doutrinários. Não se pode evitar está calamitosa situação quando uma igreja ou um pastor opta por abrir mão de qualquer doutrina ou teologia que seja das Escrituras Sagradas. Pior ainda quando estes abandonam e ainda fazem questão de adulterarem aquilo que é essencial na fé cristã. A teologia liberal foi um histórico exemplo. Bastou alguns teólogos do século dezoito afirmarem que a Bíblia não poderia ser considerada a Palavra de Deus e que seu conteúdo, a fonte e a forma de sua revelação são questionáveis que a partir deste momento, a Igreja de Cristo reiniciou mais uma longa fase de deterioração espiritual e intelectual.
 
Já que tocamos neste assunto, A maioria das músicas cantadas em nossos cultos estão sob forte influência do pragmatismo e relativismo religioso presente no pensamento evangélico. Um exemplo claro disto primeiramente quanto ao formato dessas músicas na liturgia. Em geral, os estilos musicais aplicados são mais agitados, envolventes e provocantes. As letras estão recheadas de exigências e petições sem cabimento a Deus. Geralmente, os anseios espirituais contido nos cânticos expressam o desejo de olhar para Deus, tocar em Deus, de beijá-lo, abraça-lo e sabe lá o que mais querem fazer com o SENHOR. De alguma forma, estes cânticos estão propondo uma prática religiosa já estimulada entre os grupos que pregavam uma espiritualidade baseada na experiência pessoal e não no conhecimento das Escrituras. Entre eles estão os Quakers (em português os “tremedores”) foi este grupo que por varias vezes agendaram a volta de Jesus e o arrebatamento da igreja. Eles acreditavam que todo crente era capaz de sentir e também ouvir a voz de Deus literalmente. Na segunda metade do século dezessete outro movimento que enfatizava a experiência religiosa e as novas revelações era o pietismo na Alemanha. Alguma semelhança em nossas dias?
 
Mas é necessário chamar a atenção a uma outra questão. Tanto dentro como fora da Igreja, estamos experimentando uma decadência em diversas áreas da sociedade. Devemos reconhecer que, enquanto alguns setores estão progredindo, no entanto, outros estão definhando. Enquanto o mundo tem avançado tecnologicamente e cientificamente, a arte, a literatura, a cultura, o pensamento seja filosófico ou humano estão cada vez mais pobres.
 
Como declara Mino Carta diretor da Revista Carta Capital:
 
Nos últimos dez anos o País experimentou inegáveis progressos econômicos e sociais, e a história ensina que estes, quando ocorrem, costumam coincidir com avanços culturais. Vale sublinhar, está claro, que o novo consumidor não adquire automaticamente a consciência da cidadania. Houve, de resto, e por exemplo, progressos em termos de educação, de ensino público? Muito pelo contrário.
 
Talvez estejamos experimentando um dos momentos mais triste da história da humanidade. A idade média foi chamada de o período das trevas por ter impedido que grande parte das pessoas tivessem acesso a uma das maiores riquezas que o ser humano pode receber; o conhecimento. Contudo, na pós modernidade parece que a própria humanidade está jogando na lata do lixo todo o conhecimento legítimo e verdadeiro e isso vem acontecendo de forma gradativa ao longo do século vinte e vinte e um. Nem mesmo os inquisidores da idade média tiveram a ousadia e a petulância de cometer tal atrocidade.
 
A sociedade pós moderna que tem como seu ídolo o secularismo são mais violentos do que foi a igreja medieval até o século dezesseis. E de fato, faz parte da índole desta sociedade através do relativismo, pragmatismo e o pluralismo religioso tentar desfragmentar e aniquilar todo o conhecimento a partir do estabelecimento da verdade. Pelo menos na idade média ainda se tinha um referencial de verdade absoluta. Nos dias de hoje as pessoas valorizam mais a mentira do que a verdade.
E a Igreja de Cristo neste processo? Simplesmente acompanha o espirito de sua época como foi também nos dias da idade média. Mais uma vez entramos em declínio intelectual a ponto de transformar verdades fundamentais da fé cristã em métodos de crescimento numérico das igrejas locais, sermonetes de auto ajuda para provocar coceira nos ouvidos das pessoas e músicas que deixam as pessoas dopadas como que em transe por terem ingerido alguma droga pesada chamada positivismo misturada com outras substancias pesada como o existencialismo e narcisismo. Creio que uma prova clara disto é a arma mais pesada desta guerra usada em nossos dias; a mídia por meio da TV e da Internet. Há vinte anos atrás seria inconcebível cantores e músicos evangélicos sequer associarem seu nome e ministério a televisão. Hoje a maior emissora da América Latina (Rede Globo) tem projetado em grande proporção os mais variados artistas com seus mais esquisitos e aberrantes gostos e conteúdo musical gospel. E a Igreja neste processo? Simplesmente estão usando este lixo de cultura chamada música gospel em seus cultos solenes. Que tristeza! Como os crentes estão se vendendo por tão pouco!
A música é um recurso fantástico para que o povo de Deus possa expressar a luz das Escrituras suas experiências com Cristo, ou seja, aplicarem de forma adequada e saudável os princípios da Palavra de Deus as diversas circunstâncias da vida. Todavia, infelizmente a música se tornou útil apenas para o entretenimento religioso. Desta forma, a música também acaba sendo um dos espelhos que revelam como está o nível da devoção pessoal e as experiências religiosas de cada membro do corpo de Cristo. Com o tipo de música que ouço na boca do povo já dá para perceber como anda a vida espiritual e intelectual delas.
Fonte: http://musicareformada.blogspot.com.br/ por

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

NÃO TOQUEIS NO UNGIDO DO SENHOR!




Há várias passagens na Bíblia onde aparecem expressões iguais ou semelhantes a estas do título desta postagem:

A ninguém permitiu que os oprimisse; antes, por amor deles, repreendeu a reis, dizendo: Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas (1Cr 16:21-22; cf. Sl 105:15).

Todavia, a passagem mais conhecida é aquela em que Davi, sendo pressionado pelos seus homens para aproveitar a oportunidade de matar Saul na caverna, respondeu: “O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele [Saul], pois é o ungido do Senhor” (1Sm 24:6).

Noutra ocasião, Davi impediu com o mesmo argumento que Abisai, seu homem de confiança, matasse Saul, que dormia tranquilamente ao relento: “Não o mates, pois quem haverá que estenda a mão contra o ungido do Senhor e fique inocente?” (1Sm 26:9). Davi de tal forma respeitava Saul, como ungido do Senhor, que não perdoou o homem que o matou: “Como não temeste estender a mão para matares o ungido do Senhor?” (2Sm 1:14).

Esta relutância de Davi em matar Saul por ser ele o ungido do Senhor tem sido interpretado por muitos evangélicos como um princípio bíblico referente aos pastores e líderes a ser observado em nossos dias, nas igrejas cristãs. Para eles, uma vez que os pastores, bispos e apóstolos são os ungidos do Senhor, não se pode levantar a mão contra eles, isto é, não se pode acusa-los, contraditá-los, questioná-los, criticá-los e muito menos mover-se qualquer ação contrária a eles. A unção do Senhor funcionaria como uma espécie de proteção e imunidade dada por Deus aos seus ungidos. Ir contra eles seria ir contra o próprio Deus.

Mas, será que é isto mesmo que a Bíblia ensina?

A expressão “ungido do Senhor” usada na Bíblia em referência aos reis de Israel se deve ao fato de que os mesmos eram oficialmente escolhidos e designados por Deus para ocupar o cargo mediante a unção feita por um juiz ou profeta. Na ocasião, era derramado óleo sobre sua cabeça para separá-lo para o cargo. Foi o que Samuel fez com Saul (1Sam 10:1) e depois com Davi (1Sam 16:13).

A razão pela qual Davi não queria matar Saul era porque reconhecia que ele, mesmo de forma indigna, ocupava um cargo designado por Deus. Davi não queria ser culpado de matar aquele que havia recebido a unção real.

Mas, o que não se pode ignorar é que este respeito pela vida do rei não impediu Davi de confrontar Saul e acusá-lo de injustiça e perversidade em persegui-lo sem causa (1Sam 24:15). Davi não iria matá-lo, mas invocou a Deus como juiz contra Saul, diante de todo o exército de Israel, e pediu abertamente a Deus que castigasse Saul, vingando a ele, Davi (1Sam 24:12). Davi também dizia a seus aliados que a hora de Saul estava por chegar, quando o próprio Deus haveria de matá-lo por seus pecados (1Sam 26:9-10).

O Salmo 18 é atribuído a Davi, que o teria composto “no dia em que o Senhor o livrou de todos os seus inimigos e das mãos de Saul”. Não podemos ter plena certeza da veracidade deste cabeçalho, mas existe a grande possibilidade de que reflita o exato momento histórico em que foi composto. Sendo assim, o que vemos é Davi compondo um salmo de gratidão a Deus por tê-lo livrado do “homem violento” (Sl 18:48), por ter tomado vingança dos que o perseguiam (Sl 18:47).

Em resumo, Davi não queria ser aquele que haveria de matar o ímpio rei Saul pelo fato do mesmo ter sido ungido com óleo pelo profeta Samuel para ser rei de Israel. Isto, todavia, não impediu Davi de enfrentá-lo, confrontá-lo, invocar o juízo e a vingança de Deus contra ele, e entregá-lo nas mãos do Senhor para que ao seu tempo o castigasse devidamente por seus pecados.

O que não entendo é como, então, alguém pode tomar a história de Davi se recusando a matar Saul, por ser o ungido do Senhor, como base para este estranho conceito de que não se pode questionar, confrontar, contraditar, discordar e mesmo enfrentar com firmeza pessoas que ocupam posição de autoridade nas igrejas quando os mesmos se tornam repreensíveis na doutrina e na prática.

Não há dúvida que nossos líderes espirituais merecem todo nosso respeito e confiança, e que devemos acatar a autoridade deles – enquanto, é claro, eles estiverem submissos à Palavra de Deus, pregando a verdade e andando de maneira digna, honesta e verdadeira. Quando se tornam repreensíveis, devem ser corrigidos e admoestados. Paulo orienta Timóteo da seguinte maneira, no caso de presbíteros (bispos/pastores) que errarem: ”Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas. Quanto aos que vivem no pecado, repreende-os na presença de todos, para que também os demais temam” (1Tim 5:19-20).

Os “que vivem no pecado”, pelo contexto, é uma referência aos presbíteros mencionados no versículo anterior. Os mesmos devem ser repreendidos publicamente.

Mas, o que impressiona mesmo é a seguinte constatação. Nunca os apóstolos de Jesus Cristo apelaram para a “imunidade da unção” quando foram acusados, perseguidos e vilipendiados pelos próprios crentes. O melhor exemplo é o do próprio apóstolo Paulo, ungido por Deus para ser apóstolo dos gentios. Quantos sofrimentos ele não passou às mãos dos crentes da igreja de Corinto, seus próprios filhos na fé! Reproduzo apenas uma passagem de sua primeira carta a eles, onde ele revela toda a ironia, veneno, maldade e sarcasmo com que os coríntios o tratavam:

“Já estais fartos, já estais ricos; chegastes a reinar sem nós; sim, tomara reinásseis para que também nós viéssemos a reinar convosco. Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte; porque nos tornamos espetáculo ao mundo, tanto a anjos, como a homens. Nós somos loucos por causa de Cristo, e vós, sábios em Cristo; nós, fracos, e vós, fortes; vós, nobres, e nós, desprezíveis. Até à presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa, e nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos  injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos. Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar; pelo contrário, para vos admoestar como a filhos meus amados. Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores” (1Cor 4:8-17).

Por que é que eu não encontro nesta queixa de Paulo a repreensão, “como vocês ousam se levantar contra o ungido do Senhor?” Homens de Deus, os verdadeiros ungidos por Ele para o trabalho pastoral, não respondem às discordâncias, críticas e questionamentos calando a boca das ovelhas com “não me toque que sou ungido do Senhor,” mas com trabalho, argumentos, verdade e sinceridade.

“Não toque no ungido do Senhor” é apelação de quem não tem nem argumento e nem exemplo para dar como resposta.


 

quarta-feira, 31 de julho de 2013

GAYS X UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE


Reinaldo Azevedo defende Augustus Nicodemus Lopes, da Universidade Mackenzie
Autor: Julio Severo
 
Fonte: Blog Reinaldo Azevedo
22 de novembro de 2010
 Dias atrás, denunciei os ataques dos gayzistas à Universidade Mackenzie neste meu artigo “Palhaçada gay contra o Mackenzie”. Os ataques deles são tão absurdos que até mesmo aqueles que apoiam importantes pontos da agenda gay estão chocados com a ignorância da militância homossexual contra uma instituição evangélica. Reinaldo Azevedo, mesmo apoiando a união civil homossexual e adoção de crianças por duplas gays, classificou o PLC 122 de “aberração”. Leiam na íntegra o artigo abaixo.
 O AI-5 GAY JÁ COMEÇA A SATANIZAR PESSOAS; SE APROVADO, VAI PROVOCAR O CONTRÁRIO DO QUE PRETENDE: ACABARÁ ISOLANDO OS GAYS
 
Reinaldo Azevedo
 O reverendo Augustus Nicodemus Lopes, chanceler a Universidade Mackenzie — homem inteligente, capaz, disciplinado na sua fé e respeitador das leis do país; sim, eu o conheço — está sendo alvo de uma violenta campanha de difamação na Internet. Na próxima quarta, grupos gays anunciam um protesto nas imediações da universidade que ele dirige com zelo exemplar. Por quê? Ele teve a “ousadia”, vejam só, de publicar, num cantinho que lhe cabe no site da instituição trecho de uma resolução da Igreja Presbiteriana do Brasil contra a descriminação do aborto e contra aprovação do PL 122/2006 — a tal lei que criminaliza a homofobia (aqui). O texto nem era seu, mas do reverendo Roberto Brasileiro, presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. A íntegra do documento está aqui. Pode-se ler lá o que segue:

“Quanto à chamada Lei da Homofobia, que parte do princípio que toda manifestação contrária à homossexualidade é homofóbica (…), a Igreja Presbiteriana do Brasil repudia a caracterização da expressão do ensino bíblico sobre a homossexualidade como sendo homofobia, ao mesmo tempo em que repudia qualquer forma de violência contra o ser humano criado à imagem de Deus, o que inclui homossexuais e quaisquer outros cidadãos”.

Respondam: o que há de errado ou discriminatório nesse texto? A PL 122 nem foi aprovada ainda, e as perseguições já começaram. Vamos tornar ainda mais séria essa conversa. Há gente que gosta das soluções simples e erradas para problemas difíceis. Eu estou aqui para mostrar que há coisas que, simples na aparência, são muito complicadas na essência. Afirmei certa feita que o verdadeiro negro do mundo era o branco, pobre, heterossexual e católico. Era um exagero, claro!, uma expressão de mordacidade. A minha ironia começa a se transformar numa referência da realidade. A PL 122 é flagrantemente inconstitucional; provocará, se aprovada, efeitos contrários àqueles pretendidos e agride a liberdade religiosa. É simples assim. Mas vamos por partes, complicando sempre, como anunciei.

Homofóbico?

Repudio o pensamento politicamente correto, porque burro, e o pensamento nem-nem — aquele da turma do “nem isso nem aquilo”. Não raro, é coisa de covardes, de quem quer ficar em cima do muro. Procuro ser claro sobre qualquer assunto. Leitores habituais deste blog já me deram algumas bordoadas porque não vejo nada de mal, por exemplo, na união civil de homossexuais — que não é “casamento”. Alguns diriam que penso coisa ainda “pior”: se tiverem condições materiais e psicológicas para tanto, e não havendo heterossexuais que o façam, acho aceitável que gays adotem crianças. Minhas opiniões nascem da convicção, que considero cientificamente embasada, de que “homossexualidade não pega”, isto é, nem é transmissível nem é “curável”. Não sendo uma “opção” (se fosse, todos escolheriam ser héteros), tampouco é uma doença. Mais: não me parece que a promiscuidade seja apanágio dos gays, em que pese a face visível de certas correntes contribuir para a má fama do conjunto.

“Que diabo de católico é você?”, podem indagar alguns. Um católico disciplinado. É o que eu penso, mas respeito e compreendo a posição da minha igreja. Tampouco acho que ela deva ficar mudando de idéia ao sabor da pressão deste ou daqueles grupos católicos. Disciplina e hierarquia são libertadoras e garantem o que tem de ser preservado. Não tentem ensinar a Igreja Católica a sobreviver. Ela sabe como fazer. Outra hora volto a esse particular. Não destaco as minhas opiniões “polêmicas” para evitar que me rotulem disso ou daquilo. Eu estou me lixando para o que pensam a meu respeito. Escrevo o que acho que tem de ser escrito.

Aberração e militância

Ter tais opiniões não me impede de considerar que o tal PL 122 é uma aberração, que busca criar uma categoria especial de pessoas. E aqui cabe uma pequena história. Tudo começou com o Projeto de Lei nº 5003/2001, na Câmara, de autoria da deputada Iara Bernardes, do PT. Ele alterava a Lei nº 7716, de 1989, que pune preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional (íntegra aqui) acrescentando ao texto a chamada discriminação de gênero. Para amenizar o caráter de “pogrom gay”, o senador Marcelo Crivella acrescentou também a discriminação contra idoso e contra deficientes como passível de punição. Só acrescentou absurdos novos.

Antes que me atenha a eles, algumas outras considerações. À esteira do ataque contra três rapazes perpetrados por cinco delinqüentes na Avenida Paulista, que deveriam estar recolhidos (já escrevi a respeito), grupos gays se manifestaram. E voltou a circular a tal informação de que o Brasil é o país que mais mata homossexuais no mundo. É mesmo? Este também é um dos países que mais matam heterossexuais no mundo!!! São 50 mil assassinatos por ano. Se os gays catalogados não chegam a 200 — e digamos que eles sejam 5% da população; há quem fale em 9%; não importa —, há certamente subnotificação, certo? “Ah, mas estamos falando dos crimes da homofobia…” Sei. Michês que matam seus clientes são ou não considerados “gays”? Há crimes que não estão associados à “orientação sexual” ou à “identidade de gênero”, mas a um modo de vida. Cumpre não mistificar. Mas vamos ao tal PL.

Disparates

A Lei nº 7716 é uma lei contra o racismo. Sexualidade, agora, é raça? Ora, nem a raça é “raça”, não é mesmo? Salvo melhor juízo, somos todos da “raça humana”. O racismo é um crime imprescritível e inafiançável, e entrariam nessa categoria os cometidos contra “gênero, orientação sexual e identidade de gênero.” Que diabo vem a ser “identidade de gênero”. Suponho que é o homem que se identifica como mulher e também o contrário. Ok. A lei não proíbe ninguém de se transvestir. Mas vamos seguir então.

Leiam um trecho do PL 122:

Art. 4º A Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1999, passa a vigorar acrescida do seguinte Art. 4º-A:

“Art. 4º-A Praticar o empregador ou seu preposto atos de dispensa direta ou indireta: Pena: reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco)anos.”


Art. 5º Os arts. 5º, 6º e 7º da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1999, passam a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 5º Impedir, recusar ou proibir o ingresso ou a permanência em qualquer ambiente ou estabelecimento público ou privado, aberto ao público: Pena: reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos.”


Para demitir um homossexual, um empregador terá de pensar duas vezes. E cinco para contratar — caso essa homossexualidade seja aparente. Por quê? Ora, fica decretado que todos os gays são competentes. Aliás, na forma como está a lei, só mesmo os brancos, machos, heterossexuais e eventualmente cristãos não terão a que recorrer em caso de dispensa. Jamais poderão dizer: “Pô, fui demitido só porque sou hétero e branco! Quanta injustiça!”. O corolário óbvio dessa lei será, então, a imposição posterior de uma cota de “gênero”, “orientação” e “identidade” nas empresas. Avancemos.

“Art. 6º Recusar, negar, impedir, preterir, prejudicar, retardar ou excluir, em qualquer sistema de seleção educacional, recrutamento ou promoção funcional ou profissional: Pena - reclusão de 3 (três) a 5 (cinco) anos. ”

Cristãos, muçulmanos, judeus etc têm as suas escolas infantis, por exemplo. Sejamos óbvios, claros, práticos: terão de ignorar o que pensam a respeito da homossexualidade, da “orientação sexual” ou da “identidade de gênero” — e a Constituição lhes assegura a liberdade religiosa — e contratar, por exemplo, alguém que, sendo João, se identifique como Joana? Ou isso ou cana?

Art. 7º A Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, passa a vigorar acrescida dos seguintes art. 8º-A e 8º-B:

“Art. 8º-B Proibir a livre expressão e manifestação de afetividade do cidadão homossexual, bissexual ou transgênero, sendo estas expressões e manifestações permitidas aos demais cidadãos ou cidadãs: Pena: reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos.”


Pastores, padres, rabinos etc. estariam impedidos de coibir a manifestação de “afetividade”, ainda que os fundamentos de sua religião a condenem. O PL 122 não apenas iguala a orientação sexual a raça como também declara nulos alguns fundamentos religiosos. É o fim da picada! Aliás, dada a redação, estaríamos diante de uma situação interessante: o homossexual reprimido por um pastor, por exemplo, acusaria o religioso de homofobia, e o religioso acusaria o homossexual de discriminação religiosa, já que estaria impedido de dizer o que pensa. Um confronto de idéias e posturas que poderia ser exercido em liberdade acaba na cadeia. Mas o Ai-5 mesmo vem agora:

“Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero:

§ 5º O disposto neste artigo envolve a prática de qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória ou vexatória, de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica.”


Não há meio-termo: uma simples pregação contra a prática homossexual pode mandar um religioso para a cadeia: crime inafiançável e imprescritível. Se for servidor público, perderá o cargo. Não poderá fazer contratos com órgãos oficiais ou fundações, pagará multa… Enfim, sua vida estará desgraçada para sempre. Afinal, alguém sempre poderá alegar que um simples sermão o expôs a uma situação “psicologicamente vexatória”. A lei é explícita: um “processo administrativo e penal terá início”, entre outras situações, se houver um simples “comunicado de organizações não governamentais de defesa da cidadania e direitos humanos.” Não precisa nem ser o “ofendido” a reclamar: basta que uma ONG tome as suas dores.

A PL 122 institui o estado policial gay! E o chanceler no Mackenzie, Augustus Nicodemus Lopes, já é alvo dessa patrulha antes mesmo de essa lei ser aprovada.

O que querem os proponentes dessa aberração? Proteger os gays? Não há o risco de que aconteça o contrário? A simples altercação com um homossexual, por motivo absolutamente alheio à sua sexualidade, poderia expor um indivíduo qualquer a um risco considerável. Se o sujeito — no caso, o gay — for honesto, bem: não vai apelar à sua condição de “minoria especialmente protegida”; se desonesto — e os há, não? —, pode decidir infernizar a vida do outro. Assim, haverá certamente quem considere que o melhor é se resguardar. É possível que os empregadores se protejam de futuros dissabores, preferindo não arriscar. Esse PL empurra os gays de volta para o gueto.

Linchamento moral

O PL 122 é uma aberração jurídica, viola a liberdade religiosa e cria uma categoria de indivíduos especiais. À diferença de suas “boas intenções”, pode é contribuir para a discriminação, à medida que transforma os gays numa espécie de “perigo legal”. Os homossexuais nunca tiveram tanta visibilidade. Um gay assumido venceu, por exemplo, uma das jornadas do BBB. Cito o caso porque houve ampla votação popular. A “causa” está nas novelas. Programas de TV exibem abertamente o “beijo gay”. Existe preconceito? Certamente! Mas não será vencido com uma lei que acirra as contradições e as diferenças em vez de apontar para um pacto civilizado de convivência. Segundo as regras da democracia, há, sim, quem não goste dessa exposição e se mobiliza contra ela. É do jogo.

Ninguém precisa de uma “lei” especial para punir aqueles delinqüentes da Paulista. Eles não estão fora da cadeia (ou da Fundação Casa) porque são heterossexuais, e sua vítima, homossexual. A questão, nesse caso, infelizmente, é muito mais profunda e diz muito mais sobre o Brasil profundo: estão soltos por causa de um preconceito social. Os homossexuais que foram protestar na Paulista movidos pela causa da “orientação sexual” reduziram a gravidade do problema.

Um bom caminho para a liberdade é não linchar nem física nem moralmente aqueles de quem não gostamos ou com quem não concordamos. Seria conveniente que os grupos gays parassem de quebrar lâmpadas na cabeça de Augustus Nicodemus Lopes, o chanceler do Mackenzie. E que não colocassem com tanta vontade uma corda no próprio pescoço sob o pretexto de se proteger. Mas como iluminar minimamente a mentalidade de quem troca o pensamento pela militância?